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  • vacavoa

Por que a sua marca precisa de Branding?

Simples, meu bem. Porque ela não pode ser apenas mais uma!

O que uma marca é para você? O produto ou o serviço que ela vende? O atendimento que ela oferece? Preço competitivo? Tecnologia, inovação, qualidade?!


E se eu te disser que não é nada disso?!

Ou melhor, que é tudo isso e muuuuuito mais?!


Pois é. Branding é justamente o que responde todas essas perguntas e muitas outras. Em poucas palavras, Branding é a Criação e a Gestão das estratégias de uma marca, com o objetivo de torná-la mais desejada na mente do seu público-alvo. É o que cria conexões conscientes e inconscientes, motivando o cliente a escolher a sua marca, ao invés de qualquer outra.

“ Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro”. Seth Godin

Para isso, o Branding envolve muuuitas ações relacionadas a identidade, valores e posicionamento de uma marca. Vai muito além do que apenas logo, papelaria, identidade visual, produtos ou serviços. É toda a experiência que uma marca proporciona.


Quer um exemplo?


Pense em uma marca. Qualquer uma. De qualquer produto. Além do nome, das cores que ela usa, o que mais lhe vem à cabeça?! Se a marca te despertou sentimentos e lembranças, então ela fez muuuuuuito bem o dever de casa. Ela fez Branding.


A Coca-Cola, por exemplo, nos traz sempre a sensação de almoço em família, rolê com os amigos, e claro, de felicidade. Ou então a Apple que rapidamente associamos à tecnologia, qualidade e desejo.


O que quero dizer é que todas as ações que uma marca faz ajuda a construir a sua própria personalidade na mente do consumidor. Por isso, meu bem, sua marca precisa simmm de Branding para ser e fazer diferente em um mercado cada vez mais competitivo.


Mas, vaca. Quais serviços englobam o Branding?!


Muuuuitos mesmo. E alguns se destacam, especialmente em tempos de Marketing Digital.


Identidade Visual- Muitas pequenas empresas ainda pulam um processo tão importante como a criação exclusiva e bem planejada da Identidade Visual da marca. Um grande erro. Afinal, são as representações visuais que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor. Que ajudam a fixar determinada marca. Isso refere-se ao logo, o estilo de fonte, as cores e outros elementos que ajudam dar vida à marca. De modo geral, é o que permite que uma marca seja prontamente reconhecida e lembrada.


Personalidade da marca- Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Quais as características que a definiriam? Adjetivos, preferências, bandeiras? Como ela se comunicaria? Tudo isso, se bem planejado, ajuda a criar uma imagem mental mais clara de como é sua marca. Mais que isso. Ajuda o seu cliente a se identificar verdadeiramente com ela.


Estratégias de comunicação- Quais mídias utilizar? Onde realmente está o seu público? Onde investir e como se comunicar? Tudo isso e muuuito mais são perguntas que uma Boooa estratégia de comunicação vai responder com assertividade. Lembre-se que muuuito mais importante que executar qualquer ação, é antes, planejá-la.


Na lista ainda temos DNA de Marca, Tom de Voz, entre muitas outras ações que ajudam a construir uma Marca com Valor. O mais importante é lembrar que Marca vai além do que a gente vê, ou vende, ela é o que a gente sente. Se você entender isso, certamente entenderá a necessidade de se fazer Branding ;)